quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Moradas - Projeto Sergipe em Foco

Com a iniciativa da historiadora Sayonara Viana e da arte-educadora Silvane Azevedo,  foi realizada em outubro de 2010 no Museu Palácio Olímpio Campos em Aracaju , e em novembro do mesmo ano no Museu Palácio Floriano Peixoto em Maceió, a exposição coletiva MORADAS, fazendo parte do Projeto “Sergipe in Foco”, contemplado pelo edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2010. Sob a curadoria de Ana Cristina Carvalho, a exposição fotográfica contou com 33 imagens de nove fotógrafos (Alvaro Villela, Benedito Letrado, Isa Vanny Farias, Jr. Beira Mar, Márcio Garcez, Marco Vieira, Michel Oliveira, Mônica Flávia Carvalho e Tanit Bezerra), que a partir de um trabalho de campo, captaram imagens de moradas sergipanas em oito regiões distintas (Grande Aracaju, Baixo São Francisco, Centro-sul, Alto Sertão, Médio Sertão, Região Leste, Agreste e Sul). Segundo a curadora, a escolha do tema baseou-se em critérios que consideram a importância do registro documental do contexto do morar - a casa- como tecido constitutivo da cidade e do campo, evidenciando a presença humana no ambiente, mesmo que ela não seja visível.

Cidade de Lagarto - Agreste sergipano


Cidade de Tobias Barreto - Agreste sergipano

Cidade de Itabaiana - Agreste sergipano
Ao ser convidado à participar da exposição MORADAS, duas questões me afligiram inicialmente. A primeira, o fato de não ser sergipano, na verdade o único convidado de outro estado, o que já aumenta a responsabilidade, uma vez que, tendo morado muitos anos em Aracaju, conheço muito bem a importância que tem eventos como esse no fotalecimento da sergipanidade. A segunda questão que levantei, cá com os meus botões, foi que não teria tempo suficiente para fazer uma viagem ao agreste sergipando, micro região a qual fui encarregado, por sorteio, de fotografar.
A solução que encontrei foi recorrer ao meu arquivo de mais de 10 anos de fotografias em terras sergipanas e procurar estabelecer diálogos imagéticos falando daquela gente e sua morada. O resultado são esses 03 dípticos que vocês podem ver.

Os fotógrafos: Márcio Garcez, Isa Vanny, Marco Vieira, Mônica Flávia Carvalho, Jr. Beira Mar, Tanit Bezerra, Benedito Letrado e Alvaro Villela, durante a abertura da exposição em Aracaju.

Um comentário:

  1. As fotos são belíssimas!!!! Adoro as cores, você sabe, e os dípticos foram destaque total na exposição, o seu diferencial!

    ResponderExcluir