quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lá vem a cidade...


A expansão urbana da cidade contempla sucessões de limites que foram sendo transpostos ao longo dos tempos. Os significados das diferentes formas de delimitação da cidade alteraram-se e carecem de uma investigação aprofundada nos novos contextos da contemporâneidade.
Com essa série que venho trabalhando desde 2010, proponho uma reflexão dos limites, ou sua falta, no que tange a expansão urbana e sua dura relação com a natureza. As imagens foram produzidas no Brasil e no exterior, fazendo com que essa problemática, inclusive formalmente, assuma um caráter global.  
Em toda minha trajetória como fotógrafo a presença dos seres humanos foi um traço característico da minha obra, nessa série, a presença está na ausência…inclusive de responsabilidade!
Ainda chamam de jardim!
Houve um tempo...
Penetra.

Essa série foi a vencedora, ganhando o prêmio de 1º lugar, nos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2011, sendo apresentada na cidade de Porto Seguro, do dia 28 de outubro até 11 de dezembro,  numa mostra coletiva com trabalhos de outros  24 artistas, sendo que 19 são oriundos de Salvador e outros 6 do interior do estado.  Os Salões Regionais foram criados pela FUNCEB em 1992, e vem se consolidando como um importante instrumento para difusão da produção artística da Bahia, além de estimular a reflexão sobre temas atuais.

3 comentários:

  1. Alvaro querido, belas fotos! E, desta vez, em cor. Gostei. Ah, e a combinação imagem e palavra está bem sugestiva. Parabéns por ser um dos selecionados para expor nos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia 2011.

    Beijocas,
    Sarah

    ResponderExcluir
  2. Massa Alvim!
    texto e imagem se complementam sabiamente...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado! Estou adorando fazer essa série...incrível como o nosso olhar se torna mais apurado e crítico diante de situações e lugares que sempre passamos, e quase nunca percebemos. O que me vem a mente agora é um trecho de uma música da peça Saltimbancos: " A cidade é uma estranha senhora, que hoje sorri e amanhã te devora!"

    ResponderExcluir